Vacinação contra febre amarela movimenta unidades de saúde de Penha

Ação realizada no fim de semana faz parte da campanha nacional contra a doença

Moradores compareceram nas unidades básicas de saúde de Penha o último sábado, 13, no “Dia-D contra a febre amarela”, que foi organizado pela Secretaria de Saúde de Penha. A ação faz parte da campanha permanente contra a doença que novamente ameaça o Brasil, com uma morte já confirmada em Santa Catarina.

“Por Penha ser uma cidade turística que recebe muitos visitantes, o risco sempre existe”, alerta a secretária de saúde de Penha, Regiane Basso. A febre amarela é transmitida por mosquitos de várias espécies urbanas e silvestres, não apenas o aedes aegypt.

Em um esforço de imunizar uma fatia maior da população, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra febre amarela nas de rotinas desde outubro do ano passado, a disponibilizando em toda a rede de saúde.

Além dela estar disponível em qualquer horário do funcionamento normal, no mês de abril as unidades básicas de saúde vão continuar abertas todas as quartas-feiras até às 20 horas, exclusivamente para administrar a vacina. Pelos cálculos da secretaria de saúde, na primeira semana de campanha neste mês, 1.363 pessoas foram vacinadas.

A meta da secretaria é atingir até 22.712 pessoas entre 9 meses e 59 anos, número de habitantes nessa faixa etária em Penha e a quem é recomendado receber a vacina. “Pacientes acima de 60 anos podem ser vacinados somente com recomendação médica”, explica a enfermeira da epidemiologia, Jaine Spricigo.