Penha atualiza cartilha com medidas pedagógicas para segurança nas aulas presenciais; confira as medidas

A Secretaria Municipal de Educação de Penha lança a cartilha atualizada do PlanCon com todas as medidas de segurança pedagógicas implantadas na rede municipal de ensino da cidade. As escolas municipais também estão em modalidade presencial, seguindo todas as recomendações de segurança contra a Covid-19.

A nova cartilha com todas as orientações do que pode e não pode no ambiente escolar, foi feita por meio da parceria das equipes da Seduc e PlanCon. Cumprindo todas as medidas de proteção contra a contaminação por Covid-19, as escolas municipais de Penha voltaram com as aulas presenciais, na modalidade híbrida.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Seduc, Vanessa Petermanm, a cartilha é um guia para o professor seguir na prática com os seus alunos durante o período de aulas na pandemia de Covid-19. “Estamos visitando as escolas diariamente e está tudo bem organizado, sendo seguido. As criança permanecem com a máscara, fazem o uso do álcool em gel e respeitam o distanciamento social. Isso gera segurança não só para os alunos mas principalmente para os pais”, ressaltou.

O ensino educacional na modalidade presencial em revezamento, está sendo muito procurado pelos pais dos alunos. “Foi feito um trabalho bem forte, na questão da montagem do PlanCon no início do ano com a participação dos diretores, professores e especialistas, além do conhecimento de cada item da cartilha a ser seguido no ambiente escolar, sempre se importando com a segurança e saúde das crianças”, disse.

No início do ano, a equipe de engenharia da Seduc fez um levamento e estudo sobre os espaços de todas as escolas para dividir cada sala de aula e turma, respeitando todas as orientações de medidas de proteção contra a contaminação pelo vírus.

A modalidade presencial de ensino em Penha está sendo em revezamento, ou seja, uma turma foi divida em duas, quando uma está na semana do presencial, a outra está acompanhando as atividades escolares online. Durante as aulas presenciais, os alunos devem permanecer o tempo todo de máscara e respeitar o distanciamento social demarcado dentro das salas de aula e nos espaços da escola.

PERMITIDO

1 – Priorizar por mais tempo a permanência na mesma sala ventilada com iluminação natural, desenvolvendo atividades;

2 – Cada criança utilizar a mesma cadeira ,mesa e os próprios materiais todos os dias;

3 – Usar espaços abertos, ao ar livre, para atividades;

4 – Todas as pessoas permanecerem com 1,5 m de distância, sem contato físico, em todos os ambientes;

5 – Realizar atividades individuais sem contato físico;

6 – Tornar hábito higienizar as mãos, colocando álcool 70% ou lavando as mãos com água e sabão constantemente durante as aulas;

7 – Trocar a máscara de 2 (duas) em 2 (duas)horas ou se a mesma estiver úmida, trocar antes do tempo;

8 – Os professores substituírem a máscara ao final de cada aula, mudança de sala e/ou final de seu turno;

9 – Comunicar as mudanças realizadas nos espaços físicos de circulação social aos alunos típicos e atípicos;

10 – Levar a criança até à secretaria da escola caso verificar suspeita de sintomas de síndrome gripal e/ou Covid;

11 – Seguir a orientação do médico responsável para fazer o isolamento social, respeitando os dias indicados pelo mesmo;

12 – Utilizar objetos (materiais didáticos, brinquedos) que possam ser higienizados antes, durante e depois que os usar;

13 – Higienizar imediatamente após o uso, os brinquedos e materiais que forem levados à boca pelas crianças;

14 – Colocar cartazes em locais altos onde as crianças não toquem;

15 – Plastificar cartazes caso estes fiquem em contato com as crianças, na altura delas;

16 – Utilizar o parque com as crianças respeitando o distanciamento social de 1.5 m, sem contato físico e higienizando o parquinho antes, durante e depois do uso;

17 – Usar tênis para atividades esportivas e recreativas no parque, quadra, pátio;

18 – Deixar em quarentena de 3 (três) dias os livros utilizados pelas crianças;

20 – Ajudar na higienização de cadeira de rodas, andadores e carrinhos dos alunos cadeirantes;

21 – É possível fazer o uso do refeitório e, se necessário, fazer o lanche dentro da sala de aula, respeitando o distanciamento social de 1.5 m, sem contato físico, cada criança na sua cadeira e mesa;

19 – Privilegiar o uso de material didático audiovisual;

22 – Elaborar instrumentos de avaliação diagnóstica que atendem as especificidades dos estudantes e busquem mitigar ou eliminar as desigualdades;

23 – Utilizar o ar condicionado apenas se houver manutenção efetiva e sistemática, de preferência com janelas e portas abertas;

24 – Promover um ambiente harmônico com convivência responsável, lembrando do afeto e do acolhimento. Priorizar estratégias positivas de enfrentamento à pandemia, em que a criança se torne multiplicadora em sua rede familiar.

PROIBIDO

1 – Fazer excursões e/ou passeios externos;
2 – Realizar festas, comemorações, formaturas, feiras, apresentações;
3 – Colocar máscaras em bebês e crianças menores de 2(dois) anos devido ao perigo de asfixia;
4 – Participar das aulas presenciais se a pessoa é do grupo de risco;
5 – Levar brinquedos pessoais para a escola.
6 – Enviar ou entregar para as crianças materiais, objetos e lembranças que não possam ser higienizados