Penha intensificará força-tarefa para cumprir medidas do Estado de prevenção à Covid-19

Devido ao novo decreto do Governo do Estado, Penha estabeleceu novas novas medidas de enfrentamento à Covid-19, e reforça a partir desta sexta-feira, dia 26, a força-tarefa Covid-19 do Município, visando monitorar a cidade neste final de semana, com mais agentes sanitários e de segurança.

A decisão de reforçar a força-tarefa foi tomada nesta quinta-feira, 25, em reunião com Vigilância Sanitária local, Secretarias da Saúde, Fazenda, Planejamento e também Polícia Militar, entre outros. A fiscalização vai orientar a comunidade sobre as regras de prevenção – e mirar em casos que descumprirem os protocolos de saúde do Estado.

Segundo Edevilson Nascimento, da Vigilância Epidemiológica, essas normas têm o objetivo de desacelerar essa curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado. As medidas estaduais entraram em vigor hoje, dia 25, e valem por 15 dias.

Conforme o Decreto nº 1.168, as novas medidas levam em consideração o agravamento do cenário epidemiológico, principalmente em termos de pressão hospitalar e ocupação de leitos de UTI. A intenção é reforçar medidas de distanciamento social, evitando aglomerações que podem dispersar rapidamente o vírus na comunidade. Penha também prepara um decreto local de reforço às normas estaduais, previsto para esta sexta-feira.

Entre as medidas do Estado, está a proibição, por 15 dias, das atividades em casas noturnas e casas de espetáculos e a limitação da venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e suas lojas de conveniência entre meia-noite e 6h. Ambas medidas valem em todos os níveis de risco.

As medidas também contemplam a redução do limite de funcionamento para 25% de ocupação, em todos os níveis de risco, das atividades de parques temáticos e zoológicos, cinemas e teatros, circos e museus e igrejas e templos religiosos. Ainda há modificação nos limites de ocupação e horários para eventos sociais, bares e estabelecimentos comerciais como restaurantes e academias.

A Vigilância Sanitária de Penha observa que bares e similares têm que fechar às 23:59, e o último cliente pode entrar no máximo às 23h. Já parque temático será limitado a 25% da capacidade, e não podem haver aglomerações em praças e praias. A Força-tarefa manterá fiscalização durante os finais de semana.

O Governo Municipal entende que, neste momento, embora seja difícil para a economia local ter de passar por novas restrições, a decisão do Estado vem no sentido de salvar vidas. Isso porque a microrregião da AMFRI soma 962 mortes até dia 24 de fevereiro – e Penha já está em 48 óbitos. A microrregião também soma 63.027 curados que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas.