Águas de Penha vai investir R$ 3 milhões na construção de reservatório de água

A concessionária Águas de Penha vai investir R$ 3 milhões na obra de construção de um reservatório de água no bairro Armação. A nova estrutura dará um acréscimo de 2 milhões de litros de água na capacidade de reservação do município. A concessionária antecipou recursos junto à holding AEGEA, controladora da Águas de Penha, a fim de que os compromissos firmados com a sociedade civil organizada, prefeitura e agência reguladora, em reunião realizada no início do ano, sejam cumpridos.

Fernando Rettore Neto, coordenador de engenharia da Águas de Penha, explica que na construção do reservatório a movimentação das peças será realizada por equipamentos de grande capacidade de carga (macaco hidráulico), como os utilizados recentemente em outras unidades da AEGEA, a exemplo de Manaus (AM). Essa tecnologia permite que os tanques sejam montados a dois metros do chão, dispensando grandes guindastes, chapas calandradas, máquinas especiais e andaimes, sendo ainda 50% mais rápida que a montagem convencional. Além disso, essa tecnologia minimiza os riscos do acidente em função da altura em que os operários trabalham.

A empresa que vai construir o reservatório em Penha tem mais de 30 anos de experiência no segmento, tendo edificado equipamentos que totalizam mais de 100 milhões de metros cúbicos de capacidade de reservação de água no Brasil. O fabricante também é referência no atendimento à maioria das companhias de água, com certificações ativas, incluindo o Atestado de Conformidade Técnica (ACT) emitido pela Sabesp – empresa responsável pelo saneamento e fornecimento de água no estado de São Paulo.

De acordo com a coordenadora operacional da Águas de Penha, Fernanda Barreto, a construção do reservatório é uma das etapas da ação global da concessionária que visa realizar mudanças significativas no abastecimento e armazenamento de água no município. Juntamente com a construção do reservatório serão realizadas obras de melhorias no sistema de distribuição de água, incluindo a instalação de oito boosters e três quilômetros de reforço de rede. O booster é um equipamento que aumenta a pressão e vazão da água no processo de distribuição, especialmente em áreas altas.

No terreno onde será construído o reservatório, será necessária a realização das obras de terraplanagem, estaqueamento, fundação, obras civis, elétricas e de automação. O local, inclusive, acaba de passar por uma vistoria dos técnicos da empresa que vai construir o equipamento e da direção da Águas de Penha, liderada pelo presidente da empresa, Carlos Roma Junior.