
Uma nova ação preventiva da Associação Renal Vida, de Itajaí, promete mobilizar a comunidade de Penha no próximo dia 19 de julho, data do aniversário do Município. A mobilização visa conscientizar os pacientes sobre a prevenção das doenças renais e a importância da hemodiálise.
A ação em Penha, segundo a secretária de Saúde Regiane Basso, será marcada por palestra do médico Mauro Machado, diretor da Renal Vida, cuja unidade na Praia Brava, em Itajaí, assiste aos pacientes de Penha custeados pelo sistema público de saúde.
De acordo com Regiane, a mobilização em Penha ocorrerá no Parque Municipal de Eventos, na área da antiga Pescados Krause, onde se desenvolverão as atividades alusivas à programação dos 61 anos de emancipação do Município, e espera repetir o êxito registrado no último dia 24 de abril, quando em estratégia semelhante, 47 pacientes locais foram atendidos.
Além da palestra, a programação contará com medição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação diversa e acolhimento aos pacientes. Atualmente, Penha conta com 14 pacientes atendidos na unidade da Renal Vida em Itajaí, que oferece a hemodiálise para cada caso.
Regiane celebra que graças à aceleração dos agendamentos e ao atendimento na unidade da associação, a fila de exames de hemodiálise represados foi zerada em Penha. Regiane esteve dia 3 de julho em Itajaí, definindo os detalhes da programação do dia 19, e conversou com profissionais e pacientes. Segundo ela, a atuação da equipe farmacêutica foi elogiada, e também do motorista Ricardo, no atendimento aos pacientes de Penha. “Fiquei emocionada em saber da qualidade do serviço prestado”, destacou a secretária. “Meu pai fazia tratamento dialítico, e a gente sabe da luta que é garantir qualidade de vida a passa pela doença”, acrescentou.
Atualmente, o Renal Vida atende 700 pacientes em cinco regiões polo, já efetuou 1.500 transplantes e 7.500 sessões de hemodiálise por mês, tendo 24 médicos e 19 enfermeiros à disposição, e atendendo 94% pelo SUS.