A pandemia chamou a atenção da sociedade para a importância dos profissionais da enfermagem. Na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus, enfermeiras e enfermeiros se expuseram à contaminação para prestar atendimento aos infectados. Em homenagem ao Dia Mundial dos Enfermeiros, a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Piçarras está visitando as unidades básicas de saúde com a orquestra da Banda Municipal.
A música em ritmo bossa nova é uma forma de valorizar os profissionais de enfermagem pela data. “A Pandemia limita as comemorações, então, esse gesto singelo foi a maneira que encontrarmos para agradecer o trabalho incansável dos nossos profissionais da linha de frente”, detalhou a secretária de Saúde, Gladys Brodersen.
A programação de homenagem começou na segunda-feira (17) com a visita às UBS do Santo Antônio e Nossa Senhora da Paz e continua nesta terça-feira (18) no Pronto Atendimento (PA), Centro e Itacolomi. A homenagem conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Cultura. “Aproveito para lembrar da gratidão pela apresentação majestosa da Banda Municipal regida pelo maestro José Sabino Santana”, completou Gladys.
Amanhã, quarta-feira, às 16h30, na Barra Sul, uma homenagem póstuma aos familiares das 44 vítimas da Covid 19 irá reunir os profissionais de enfermagem no encerramento da programação. “A semana de enfermagem é um momento de celebração da importância da categoria para o acesso à saúde”, finalizou Gládys.
HISTÓRIA
A história da enfermagem tem início na Crimeia, no leste europeu, com a precursora da profissão, Florence Nightingale. Sua dedicação e técnica reduziu drasticamente as mortes no hospital militar da região. Ela então passou a ser mundialmente conhecida como “A Dama da Lâmpada”, pois percorria todas as enfermarias com uma lanterna na mão. Mesmo não sendo uma profissão reconhecida e de prestígio na época, Florence não mediu esforços para salvar vidas.
Mais de um século depois, a enfermagem segue na linha de frente da saúde. A pandemia da Covid-19 revelou uma realidade antiga: a enfermagem é a profissão que está 24 horas por dia ao lado dos pacientes, porém não possui sequer um piso salarial ou jornada regulamentada. Está exposta a riscos químicos e biológicos, mas não tem direito a aposentadoria especial ou adicional por insalubridade.