Na noite de ontem, quarta-feira (06), a Prefeitura de Penha publicou um vídeo para incentivar a vacinação contra COVID-19, dirigindo-se ao público idoso. No vídeo, um ator caracterizado com seu personagem militar, simula e agressões contra outro ator, este caracterizado de mulher idosa, obrigando-a a adentrar a uma unidade de saúde, onde é forçada a se vacinar (assista ao vídeo no final desta matéria).
Imediatamente após a publicação, comentários negativos começaram a surgir e serem apagados por administradores de facebook e instagram da Prefeitura de Penha. Denúncias foram realizadas ao portal Penha Online que tornou o caso público, onde logo em seguida a Prefeitura deletou o vídeo em questão.
O Movimento Penha Elas e a Procuradoria Geral da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha também se manifestaram. Acompanhe a seguir ambas notas de repúdio e mais ao fim, a nota da Prefeitura de Penha sobre o caso.
>>> Movimento Penha para Elas
NOTA DE REPÚDIO. Violência não tem graça!
A violência contra mulher é noticiada todos os dias na internet e nos canais de comunicação. A violência contra a pessoa idosa é pouco noticiada, pouco relatada, por se tratar de uma pessoa invisibilizada pela sociedade. Ainda prezamos a primeira infância a esquecemos de quem seremos logo aí, na reta final da vida (que tenhamos todos a graça de envelhecer). A violência diária, silenciada e mascarada é vivenciada por pessoas que um dia ajudaram a construir a cidade que temos hoje.Então quando vemos uma infeliz propaganda da Prefeitura Municipal de Penha que deveria ser leve e um convite a vacinação é a revolta que toma conta de nós.A revolta por ver o dinheiro público sendo desperdiçado e usado para retratar uma idosa sendo agredida, empurrada e vacinada a força. E piorando a situação: por alguém uniformizado e remetendo à alguém das forças policiais e na presença de além de uma servidora pública sendo colocada numa situação constrangedora.Fere–se as mulheres. Fere–se as pessoas idosas. Fere–se os policiais. Fere–se os servidores públicos municipais. Fere–se vergonhosamente a imagem da cidade de Penha e de cada um de nós que luta por dias melhores.Fere–se esse movimento que luta por equidade de gênero na cidade de Penha.Que muito em breve possamos encontrar nossos idosos, rir com eles das histórias e construir novas lembranças. E que seguimos lutando juntos para que o município de Penha ofereça qualidade de vida e saúde para que todos nós possamos envelhecer na cidade que escolhemos para viver.
Muri Rocha. Líder do Movimento Penha para Elas. Neta da Marta, do Pedro, da Zita e do Alécio.
>>> Procuradoria Geral da Mulher da Câmara de Vereadores de Penha
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Vereadores de Penha
A Procuradoria Especial da Mulher propõem MOÇÃO DE REPÚDIO a Campanha realizada pela Prefeitura Municipal de Penha, onde vincula a imagem de uma idosa sendo levada à força –com episódios de violência física e verbal –para vacinar–se contra o Covid–19.
A Vacinação é um ato de cidadania, que deveria ser incentivado de maneira a conscientizar a população da sua importância, porém a Administração Pública Municipal lançou uma campanha infeliz e com conteúdo onde incita a agressão a pessoa idosa.
Neste sentido, a Procuradoria Especial da Mulher reprova e repudia quaisquer práticas que transgridam os direitos da pessoa idosa previstos no arcabouço legislativo brasileiro: Art. 230 da Constituição Federal de 1988; Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso); Lei nº. 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre Política Nacional do Idoso (PNI).
Plenário Expedicionário Tenente Milton Fonseca, em 10 de maio de 2021.
Luiz Fernando Vailatti Ferrão
Vereador Procurador Titular Procuradoria Especial da Mulher
>>> Já a Prefeitura de Penha emitiu a seguinte nota:
Nota Oficial
O vídeo publicado na tarde desta quarta-feira (5) nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Penha, teve o objetivo de demonstrar que apesar do temor e do medo da população em relação à vacinação contra Covid-19, o fato de permitir e garantir a sua vacina é de suma importância para reestabelecer a saúde da sociedade e frear a pandemia que se instalou em todo o mundo.
Reafirmamos, que o objetivo da publicação foi voltado à manutenção e publicidade com caráter informativo e de orientação social, garantindo o acesso à vacinação disponível na rede de saúde.
A Prefeitura Municipal reitera que não teve a intenção de ferir ou denegrir a imagem da mulher ou da pessoa idosa. Reiteramos que nossos esforços e ações são voltados ao respeito e proteção dos nossos municípes, desenvolvendo e mantendo projetos como o Rede Catarina e instalando a Sala Lilás na Delegacia de Polícia Civil.
É importante ressaltar que os artistas e humoristas presentes no vídeo, Martinho Beny, conhecido nacionalmente como Comandante Durão e Rith Grigório fazendo a Vovó mais famosa do Brasil, se prontificaram a gravar de forma gratuita, utilizando o humor que é a área de trabalho de ambos como forma de conexão com o público da internet, sem nenhum custo para o município.
Em pronta resposta as pessoas que se sentiram ofendidas, o Departamento de Comunicação decidiu excluir a publicação das redes sociais.
Seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, lembramos que é de suma importância a vacinação contra Covid-19 da população.