O programa de Proteção e Defesa Civil, forma no próximo dia 3 mais duas turmas em parceria com a Secretaria de Educação. O projeto visa criar núcleos de Defesa Civil nas escolas, preparando os alunos para lidar com eventos adversos, como enxurradas e deslizamentos, entre outros.
“No programa os estudantes conhecem sobre as áreas de risco do município, e também como agir em eventos adversos”, explica a coordenadora da defesa civil de Penha, Edineia Correa. “Nosso objetivo é transformar cada aluno num agente multiplicador, que ajude a sensibilizar a sociedade sobre o que é a defesa civil”, complementa.
O programa vem sendo implantando gradativamente nas escolas. A primeira a receber o projeto foi a João Antônio Pinto, na comunidade da Olaria, que já formou uma turma, e agora terá seu segundo núcleo de defesa civil. “A cada semestre formaremos uma turma nova na escola. O programa não para”, informa Néia.
Já o centro de educação de Jovens e Adultos (EJA), está formando sua primeira turma. “Cada turma formada vira um núcleo de defesa civil na escola”, lembra a coordenadora. A intenção dos organizadores é que no ano que vem o programa já avance para uma terceira escola, sempre continuando atuante onde está implantado.
A formatura das duas turmas está marcada para as 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora de Penha, com a presença de alunos e autoridades.