Águas de Penha reativa poço artesiano do Morro do Ouro

A concessionária Águas de Penha reativou o bombeamento do poço artesiano do Morro do Ouro, que vai beneficiar o abastecimento dos bairros Gravata e São Miguel. A reativação da estrutura é mais uma etapa das obras que estão sendo desenvolvidas pela companhia no município para amenizar os impactos do aumento do consumo de água, principalmente durante a alta temporada de verão.

Nesse conjunto de obras, também está prevista a reativação de mais um poço, a perfuração de um terceiro e a construção de um reservatório com capacidade para armazenagem de 2 milhões de litros de água. Há 10 dias, a concessionária também retomou a utilização do reservatório do bairro Santa Lídia, depois que ele passou por um trabalho de limpeza e manutenção.

Fernanda Barreto, gestora operacional da Águas de Penha, explica que, para efetivar a ativação do bombeamento do poço do Morro do Ouro, foi necessário fazer um reforço na rede de distribuição de água da região. Segundo Fernanda, o benefício maior da reativação da estrutura é o reforço da capacidade de abastecimento dos bairros Gravatá e São Miguel, que são bastante afetados em épocas de alto consumo.

Reservatório

A concessionária Águas de Penha acaba de adquirir um terreno para a construção de um reservatório de 2 milhões de litros de água, mesmo sendo uma responsabilidade da Prefeitura de Penha.

A empresa antecipou recursos junto à holding Aegea, controladora da concessionária, a fim de que os compromissos firmados com a sociedade civil organizada, prefeitura e agência reguladora, em reunião realizada no início do ano, sejam cumpridos. Carlos Roma Junior, presidente da Águas de Penha, explica que a compra do terreno, apesar de ser uma obrigação do Executivo Municipal, foi feita com o objetivo de a melhorar ainda este ano a operação do sistema de abastecimento de água.