Penha promoverá o 1º Mamaço para divulgar campanha nacional de amamentação

A Secretaria de Saúde de Penha promove no próximo dia 31, sexta-feira, o 1º Encontro do Mamaço, dedicado à promoção da amamentação materna. O evento será na praça da Praia do Quilombo, a partir das 14h. Haverá uma roda de conversa com as médicas Maria Del Rocio Ruz Ramirez e Julieta Mariela Rodrigues Piatti, a psicóloga Melina Zilli e a fonoaudióloga Karin Cristina Gomes.

A campanha

O Mamaço faz parte da Campanha Nacional de Amamentação, lançada pelo governo federal em agosto, mês internacional de apoio a amamentação materna. A campanha reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Entre as principais dificuldades para a amamentação exclusiva, atualmente, estão o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio da família e retorno ao trabalho.

Por este motivo, a campanha é um importante instrumento para sensibilizar a sociedade quanto aos benefícios do leite materno no desenvolvimento saudável da criança. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

https://www.facebook.com/KNNPicarras/